Agência marítima da ONU anuncia megaoperação para ajudar a retirar 11 mil marinheiros presos no Golfo Pérsico

  • 23/06/2026
(Foto: Reprodução)
Embarcações no Estreito de Ormuz , vistas de Musandam, Omã, 15 de junho de 2026 REUTERS/Stringer A Organização Marítima Internacional da ONU anunciou nesta terça-feira (23) uma megaoperação para escoar de forma segura pelo Estreito de Ormuz navios comerciais que ficaram retidos no Golfo Pérsico por conta da guerra entre EUA e Irã. A operação terá como foco evacuar mais de 11.000 marinheiros que ficaram "presos" no Golfo durante o conflito, segundo a agência. ✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp "Esta operação de grande escala será realizada em estreita cooperação com o Irã, Omã, todos os demais Estados costeiros da região, os Estados Unidos e a indústria marítima. Garantimos as condições de segurança necessárias e verificamos minuciosamente as condições para uma navegação segura a fim de apoiar essas operações", disse o secretário-geral da OMI, Arsenio Dominguez, em comunicado. Segundo a OMI, essa operação, feita em caráter excepcional, é necessária porque a quantidade de navios que ficaram retidos no Golfo Pérsico durante a guerra não permite que a passagem por Ormuz seja feita de forma segura com o sistema regular de tráfego. Agora no g1 Dominguez afirmou que a operação será realizada "após meses de dificuldades e sofrimento para milhares de marinheiros inocentes" no Oriente Médio e após a OMI garantir as condições de segurança necessárias para uma navegação segura. O plano foi anunciado cerca de uma semana após os EUA e o Irã terem assinado um acordo de paz provisório na guerra no Oriente Médio, que marcou o fim dos combates após pouco mais de três meses. Disputa por Ormuz O Irã afirmou nesta terça-feira (23) que apenas um certo número de embarcações por dia está autorizado a passar pelo Estreito de Ormuz, e que essa quantidade deve variar diariamente de acordo com as condições na região. A informação, veiculada pela agência estatal iraniana Tasnim com uma autoridade militar, adiciona uma nova camada à reabertura de Ormuz, determinada pelo acordo de paz assinado entre EUA e Irã na semana passada —o documento, no entanto, não citava tal limitação. O Irã não mencionou uma quantidade estimada de navios permitidos a passar pelo local. EUA e Irã também travam uma disputa sobre quem controlará o estreito no pós-guerra e outras questões, como a possível cobrança de taxas feita por Teerã. Na segunda, o presidente norte-americano, Donald Trump, disse que Ormuz estava "totalmente aberto", já o Irã tem ameaçado fechar novamente o estreito por conta de ataques de Israel no Líbano. Por enquanto, sites de monitoramento de tráfego marítimo registraram na segunda-feira o tráfego mais intenso por Ormuz desde o início da guerra no Oriente Médio: pelo menos 35 navios comerciais passaram pela região. Nesta terça-feira, Trump disse que 19 milhões de barris de petróleo passaram por Ormuz na segunda, o que chamou de um "recorde histórico". O Irã e o Omã afirmaram nesta terça que vão estudar uma futura administração conjunta de Ormuz, com a cobrança de custos pelos serviços prestados. Com a declaração conjunta, os dois países insistiram na soberania sobre a via marítima no Oriente Médio.

FONTE: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2026/06/23/agencia-maritima-onu-anuncia-evacuacao-11-mil-marinheiros-estreito-de-ormuz.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Lembrar De Nós Assim

Banda Raneychas

top2
2. DOIDO DOIDO

Guilherme Silva

top3
3. SÓ LIGUEI PRA DIZER QUE TE AMO

ALINE SILVA

top4
4. Por Tua Causa

Rasta Chinela

top5
5. Ô Garçom

Klessinha

Anunciantes