Cartaz de Trump é instalado na sede do Departamento de Justiça dos EUA; democratas criticam
20/02/2026
(Foto: Reprodução) Cartaz do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é instalado na sede do Departamento de Justiça dos EUA, em Washington D.C., em 19 de fevereiro de 2026.
REUTERS/Jonathan Ernst
Um cartaz do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi estendido do lado de fora da sede do Departamento de Justiça na quinta-feira (19), na mais recente iniciativa para marcar sua identidade em uma instituição de Washington.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O banner azul traz o slogan: “Make America Safe Again”, “Torne a América segura novamente”, em português. Democratas criticaram a ação e acusam o governo Trump de instrumentalizar o Departamento de Justiça norte-americano (leia mais abaixo).
Essa é mais uma das diversas ações tomadas por Trump, desde que retornou à Casa Branca no ano passado, para imprimir sua imagem e influência nas instituições federais do governo dos EUA. A ação também reacende o debate de influência política da Casa Branca no Departamento de Justiça, o principal órgão federal responsável por fazer cumprir leis federais e investigar crimes federais.
Nos últimos meses, Trump reformulou órgãos culturais e de políticas públicas ao nomear aliados leais, rebatizou instituições de destaque e afastou autoridades ligadas a investigações anteriores —medidas que, segundo críticos, confundem os limites entre poder político e funções governamentais tradicionalmente independentes.
SANDRA COHEN: Flórida avança para mudar nome de aeroporto de Palm Beach para o de Trump
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Cartazes similares trazendo a imagem de Trump já haviam sido afixados no ano passado nos prédios do Departamento do Trabalho, do Departamento de Agricultura e do Instituto de Paz dos EUA em Washington D.C.
Um conselho diretor nomeado pelo presidente votou em dezembro para acrescentar o nome de Trump ao John F. Kennedy Center for the Performing Arts. O nome de Trump também foi afixado no ano passado no prédio do Instituto de Paz dos EUA, em Washington.
Em comunicado compartilhado com a mídia norte-americana, um porta-voz do Departamento de Justiça afirmou que o órgão estava "orgulhoso" de celebrar seu "trabalho histórico para tornar a América segura novamente sob o comando do presidente Trump".
Oposição critica
O governador da Califórnia, o democrata Gavin Newsom, criticou o cartaz e acusou o governo Trump de ser autoritário. Newsom é um dos principais rivais políticos do presidente norte-americano.
"Isso vai além da paródia. Quantos monumentos ao estilo de ditadura, mudanças de nome de prédios e premiações falsas os americanos ainda terão de suportar?", afirmou em suas redes sociais.
Já o senador democrata Dick Durbin afirmou que a presença do banner na sede do Departamento de Justiça é antidemocrático.
“O Departamento de Justiça é a agência mais sagrada e importante do nosso país, ainda assim um banner de Trump está pendurado sobre ele. Isso é antidemocrático e contrário ao Estado de Direito. Não temos reis”, afirmou Durbin.
Laura Coates, uma ex-procuradora do Departamento de Justiça, afirmou à imprensa norte-americana que o cartaz "não é normal".