De santo a meme: como Carlo Acutis virou 'padroeiro da internet' e conquistou os jovens nas redes
13/09/2025
(Foto: Reprodução) Primeiro santo millennial da Igreja Católica, nas redes, Carlo virou estrela de memes
Canonizado no dia 7 de setembro de 2025, no Vaticano, o jovem Carlo Acutis virou o primeiro "santo millennial" da Igreja Católica. Mas antes mesmo do reconhecimento oficial do Vaticano, ele já era viral na internet com edits (vídeos curtos editados com efeitos visuais, música e cortes rápidos), memes e até vídeos engraçados que misturam fé e cultura pop.
Católico devoto e apaixonado por tecnologia, Acutis ficou conhecido por criar, ainda na adolescência, um site onde catalogava milagres eucarísticos ao redor do mundo. Morreu aos 15 anos, em 2006, vítima de leucemia. Mas seu legado ganhou força nas redes sociais nos últimos anos — e, agora, só cresce.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
A imagem do jovem de calça jeans, tênis Nike e camisa casual deve se tornar a mais lembrada pelos fiéis. Entre os mais jovens da Igreja Católica, a canonização e a história do santo teve repercussão:
🤖 IA na fé – Durante a cerimônia, jovens usaram inteligência artificial para recriar imagens do novo santo;
📱 Santo no TikTok – Vídeos sobre a história de Carlo Acutis somam milhões de visualizações na plataforma;
🎞️ Edits que bombam – Montagens com trilhas sonoras dramáticas ou engraçadas fazem sucesso no Instagram e no X;
🕷️ 'Santo-Aranha' – Uma foto de Carlo fantasiado de Homem-Aranha aos 3 anos viralizou nas redes;
🙏 Fé digital – Em um mundo cada vez mais digital, ele virou símbolo de que a espiritualidade também pode habitar o feed.
Do altar para o feed
Carlo Acutis fantasiado de Homem-Aranha.
Redes sociais/Reprodução
"Se tá ruim para você, imagina para os primos do Carlo Acutis".
A frase virou meme e circula em postagens que comparam o jovem italiano — agora santo — aos primos “comuns” que a maioria das famílias tem. A brincadeira mistura humor com um toque de admiração: afinal, não é todo dia que um adolescente gamer e devoto da Eucaristia vira santo.
Outros memes citam a rapidez dos milagres atribuídos a Acutis. “Façam o favor de não viralizar o Carlo, senão ele vai demorar mais para atender”, diz um uma publicação no X com milhares de curtidas.
Mas afinal, qual a ideia da publicação? Os próprios jovens comentam: Carlo pode responder as orações mais rapidamente, porque ainda é “desconhecido”. Uma espécie de santo underground, por enquanto.
Por que Carlo viralizou?
Carlo Acutis representa algo raro: um santo com quem jovens realmente se identificam. Ele jogava videogame, gostava de animais, usava camiseta e jeans, e teve uma infância como a de muita gente. Uma das fotos mais compartilhadas mostra o menino fantasiado de Homem-Aranha segurando um cachorro no colo.
A foto viralizou com uma legenda que chama atenção. "Meu tipo favorito de foto: santos católicos fantasiados quando crianças".
Outros fãs brincam: “Imagina não ser devota de um santo que usou fantasia de herói e ainda jogava PlayStation”. São postagens assim que mantêm viva e viral a imagem de Carlo, não como uma figura distante e solene, mas como alguém "gente como a gente", que uniu fé e modernidade.
Tecnologia + fé = viral
Muito antes de ser canonizado, Carlo já tinha um título curioso: o de “padroeiro da internet”. Isso porque ele usava a web para evangelizar, promovendo a fé de forma acessível e criativa. Em vez de grandes sermões, fazia exposições virtuais. Em vez de dogmas difíceis, criava conexões reais.
"Eu realmente me apaixonei pela história dele, e eu tenho Carlo como meu santo de devoção, junto de Santa Teresinha, porque ele realmente é um exemplo para mim e é um exemplo de vida que acho que todos devemos seguir, especialmente os jovens", relatou a estudante de 14 anos, Maria Beatriz Monteiro Silva.
O jovem Gabriel Ortiz fala da ligação próxima com o santo. "Carlo foi jovem, Carlo foi anjo - exemplo para gente da juventude - com certeza vai atrair muitos jovens, das paróquias, de fora. A juventude vai ter um foco a mais pelo Carlo".
O estudante Eduardo Vasconselos de Oliveira veio de Minas Gerais para Campo Grande para conhecer a capela onde ocorreu o milagre atribuído a Carlo Acutis.
"Aproveitei todos os momentos da canonização do meu 'amigo do céu' Carlo Acutis. Desde os meus 9 anos tinha ligação com ele, hoje estou com 16 anos. Já fazem por volta de uns 7 anos que eu conheço o Carlos, desde antes da sua beatificação. Hoje, ver ele santo, é muito bonito", destacou o adolescente.
Quem foi Carlo Acutis?
Carlo nasceu em Londres em 1991, mas cresceu em Milão, na Itália. Desde pequeno, mostrava interesse por tecnologia, mas também por religião. Aos 11 anos, já usava seu conhecimento de programação para criar sites religiosos — o mais conhecido é uma exposição online com milagres reconhecidos pela Igreja.
Ele morreu em 12 de outubro de 2006, no mesmo dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Foi beatificado em 2020, após a cura de uma criança brasileira que tocou uma relíquia de Acutis. A canonização veio após um segundo milagre: a recuperação de uma jovem da Costa Rica após um grave acidente na Itália.
Milagres que deram origem à canonização
Para a Igreja Católica, são dois milagres atribuídos à intercessão de Carlo Acutis que abriram caminho para sua devoção universal. O primeiro aconteceu em Campo Grande, no ano de 2013, quando Matheus Vianna, uma criança de 6 anos com uma doença congênita no pâncreas, teria sido curado após tocar uma relíquia de Carlo. Esse milagre foi reconhecido para sua beatificação.
O segundo milagre ocorreu em 2022, quando Valéria Valverde, da Costa Rica, sofreu um acidente de bicicleta que resultou em traumatismo craniano, com poucas chances de sobreviver, mas teve uma recuperação rápida sem explicação científica após sua mãe visitar o túmulo de Carlo e orar pela filha. Esse milagre foi aprovado pelo Vaticano em 2024, permitindo a canonização de Acutis.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: