Terremoto de magnitude 6,5 atinge o México e é sentido na Cidade do México; veja VÍDEO
02/01/2026
(Foto: Reprodução) Terremoto de magnitude 6,5 atinge o México e é sentido no sudoeste do México
Um terremoto de magnitude 6,5 atingiu nesta sexta-feira (1º) a região sudeste do México e foi fortemente sentido na Cidade do México, segundo relatos de moradores. O epicentro ocorreu no estado de Guerrero, que fica na costa do Pacífico do país.
A agência de notícias France Presse (AFP) informou que autoridades da capital reportaram a morte acidental de um homem de 60 anos. Ele saiu do apartamento, no segundo andar, tropeçou e perdeu a consciência. Ao chegarem, os paramédicos teriam encontrado a vítima já sem sinais vitais. Outras 12 pessoas ficaram feridas, informou a prefeita da capital, Clara Brugada, na rede social X.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês), o tremor ocorreu em terra perto da cidade de Tecoanapa, que fica a cerca de 300 quilômetros da Cidade do México. A profundidade do epicentro, ainda de acordo com o USGS, foi de 35 quilômetros abaixo da superfície, considerada mais rasa e que, portanto, pode fazer com que o tremor ganhe força em terra.
Também não havia relatos de vítimas até a última atualização desta reportagem.
No exato momento do terremoto, a presidente do México fazia um pronunciamento a jornalistas. Ela estava falando quando disse ter sentido o tremor (veja no vídeo abaixo).
"Ui, está tremendo", disse Sheinbaum.
Uma sirene então tocou, e a presidente e os outros presentes no local deixaram a sala. Ninguém ficou ferido.
Alerta de terremoto interrompe discurso da presidente do México
O México costuma ter terremotos de forma muito frequente. Um dos mais fortes de sua história ocorreu em 2017, quando um tremor de magnitude 8,1 atingiu a cidade do México. Mais de 360 pessoas morreram na ocasião, e várias construções da capital mexicana ruíram.
Turistas evacuados de hotéis em Acapulco, no México, esperam na rua da cidade
REUTERS/Javier Tinoco
Pessoas vão para a rua na Cidade do México nesta sexta-feira (2) após terremoto ser sentido na cidade
Henry Romero/Reuters