Trump chama Milei de 'amigo' e diz que argentino é um 'grande presidente' em bilhete
14/10/2025
(Foto: Reprodução) Milei posta foto de seu encontro com Trump e o bilhete que recebeu dele
X / Reprodução
O presidente da Argentina, Javier Milei, mostrou que foi chamado de "amigo" pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após sua reunião com o republicano na Casa Branca nesta terça-feira (14).
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Na rede social X, horas após o encontro, Milei postou uma foto dos dois posando juntos e sorridentes no Salão Oval e um bilhete assinado por Trump que dizia:
"Javier, você é um grande presidente. Eu sou seu amigo".
Na legenda, o argentino escreveu apenas: MAGA, o slogan de campanha do americano - Make America Great Again - e VLLC, o seu próprio - ¡Viva la libertad, carajo!
Ao lado de Milei, Trump cita o Brasil e diz que teve boa conversa com Lula
Durante a reunião com Milei, o presidente dos Estados Unidos citou o Brasil. Trump mencionou o encontro que teve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas Nações Unidas e disse tido uma "boa conversa" com o brasileiro. Lula e Milei são adversários políticos.
O presidente argentino foi aos Estados Unidos para discutir uma ajuda financeira dos Estados Unidos ao país.
Durante seu almoço com Milei, Trump falou com jornalistas e também comentou sobre sua relação com países da América do Sul. Ao ser questionado sobre o motivo de apoiar a Argentina, Trump afirmou que os Estados Unidos não precisam ajudar países da região, mas que decidiu fazê-lo por considerar importante para o continente.
"Se a Argentina for bem, outros vão seguir o exemplo. E muitos outros já estão seguindo", afirmou.
Em seguida, Trump disse que países sul-americanos estão se aproximando dos Estados Unidos e citou o Brasil como exemplo.
"E o Brasil, tive uma conversa muito boa com o presidente [Lula]. Eu o encontrei nas Nações Unidas antes de subir para discursar", afirmou.
LEIA TAMBÉM
Trump recebe Milei para discutir socorro financeiro e possível acordo de livre comércio
'Por favor, venham': a queda no número de visitantes em Las Vegas e o turismo nos EUA na era Trump
Ajuda à Argentina
A reunião entre Milei e Trump nesta terça-feira, na Casa Branca, ocorre cerca de uma semana após os Estados Unidos terem concordado em conceder à Argentina uma ajuda financeira de US$ 20 bilhões.
Na semana passada, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, anunciou que o apoio americano ao país sul-americano virá por meio de um acordo de swap cambial com o banco central argentino.
A ajuda financeira à Argentina é vista como um movimento atípico dos EUA, sobretudo sob uma administração que vinha evitando grandes intervenções no exterior. Segundo a Casa Branca, o acordo faz parte de uma estratégia para estabilizar um aliado-chave na região.
A decisão, porém, tem provocado críticas dentro do próprio país. Agricultores americanos, por exemplo, lembraram que a China redirecionou as compras de soja dos EUA para a Argentina neste ano.
Ao ser questionado sobre um possível acordo de livre comércio com a Argentina, Trump afirmou que não descarta a possibilidade: “Sim, isso é possível”.
Trump e Milei em encontro na Casa Branca
REUTERS/Kevin Lamarque
VÍDEOS: em alta no g1
Veja os vídeos que estão em alta no g1